Effect - Auditoria e Certificação Energéticas - Município de Ponta Delgada e Eurofrutas, S.A.

Effect - Auditoria e Certificação Energéticas - Município de Ponta Delgada e Eurofrutas, S.A.

22-03-2017

 

Auditoria e Certificação Energéticas - Município de Ponta Delgada e Eurofrutas, S.A.

No decorrer de 2016, a EFFECT realizou nas instalações de Alverca do Ribatejo da empresa Eurofrutas uma Auditoria Energética no âmbito do Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia (SGCIE). Este Sistema aplica-se às instalações consumidoras intensivas de energia (CIE) com consumos superiores a 500 tep/ano. O SGCIE prevê que as instalações CIE realizem, periodicamente, auditorias energéticas que incidam sobre as condições de utilização de energia e promovam o aumento da eficiência energética, incluindo a utilização de fontes de energia renováveis. Prevê ainda, a elaboração e execução de Planos de Racionalização dos Consumos de Energia (PREn) que contemplem objetivos mínimos de eficiência energética. Os PREn, quando aprovados, constituem Acordos de Racionalização dos Consumos de Energia (ARCE) celebrados com a DGEG, associando ao seu cumprimento a obtenção de incentivos pelos Operadores dessas instalações.

Para o Município de Ponta Delgada, a EFFECT promoveu a recertificação no âmbito do Sistema de Certificação de Edifícios (SCE) do Edifício dos Paços do Concelho de do mercado municipal, o Mercado da Graça.

O desenvolvimento desta atividade pelo grupo ProCME permite não só que as empresas cumpram os requisitos legais, mas também que desenvolvam maior consciência sobre as vantagens económicas e a importância para o meio ambiente da implementação das medidas de eficiência energética.