Inovação na atividade de construção de Linhas MAT

Inovação na atividade de construção de Linhas MAT

25-07-2019

 

Na fase de construção de uma linha de muito alta tensão, com postes do tipo reticulado, é necessário adequar o tipo de fundação (cova onde são chumbadas com betão as bases metálicas) ao local da implantação. Numa prespectiva de implementação de melhoria continua, com o objetivo de aumentar a eficiência das diversas ferramentas de trabalho auxiliares ao projecto executivo de linhas MAT, foi desenvolvida a aplicação DiagFund.xlsm, como evolução das anteriores existentes, reunindo em um único programa os cálculos dos Diagramas de Fundações de postes de linhas MAT, nomeadamente os Diagramas de Marcação de Covas, Diagrama de Abertura de Caboucos e Diagrama de Regulação Topográfica de Bases.

Resumidamente podemos destacar que este novo programa, que conjuga as potencialidades do Excel com a programação em VBA, aglutina várias fontes de dados, com representações gráficas que promovem a exposição intuitiva dos cálculos efectuados, nomeadamente Afloramentos das Bases do Poste, profundidades das covas, comparando estas com a Profundidade Téorica da Fundação, e ainda um gráfico auxiliar que com recurso a uma gradação de cores para as cotas de terreno, permite dar uma perspetiva dos desníveis existentes no local de implantação do apoio.
A tela principal da aplicação, incorpora diversos botões que viabilizam uma visualização e/ou impressão directa dos vários diagramas, assim como o acesso a base de dados, que deverá ser alimentada com os dados topográficos levantados oportunamente no terreno.


Durante a execução dos procedimentos de afinação do diagrama, sempre que existam parâmetros cujos valores reflitam desvios aos máximos e/ou mínimos estabelecidos a aplicação emite códigos de erro mediante a alteração das cores das respetivas células para a cor vermelha. De referir que os Layout’s dos diagramas foram sujeitos a uma revisão de forma à sua adequação à Especificação Técnica CME IT.005.ELE.LIN.I.02 (1) - DAC-Diagrama Abertura de Caboucos.

Jorge Jesus DL MAT (1412)